JOIN NOW LOG IN
iVillage GardenWeb iVillage GardenWeb THE INTERNET'S GARDEN & HOME COMMUNITY ADVERTISEMENT
Blogs Forums Photo Galleries Ask The Experts Tools & Directories        
Return to the Mediterranean Gardening Forum | Post a Follow-Up

o
Jardinagem em português

Posted by miguel Portugal (My Page) on
Mon, Jan 12, 04 at 18:07

Olá a todos os que escrevem em português.É uma pena que ainda não haja um fórum "Jardinagem em Portugal".Pretendo com esta mensagem que os portugueses que por aqui andam possam escrever sobre os seus pequenos truques,dúvidas e questões sobre jardins.
Aproveito para por a questão Que árvores, arbustos, e flores vocês escolheriam para um Jardim português de Clima Mediterrânico?
Obrigado e até breve
Miguel

Follow-Up Postings:

o
RE: Jardinagem em português

• Posted by IsabelM Europe Portugal (My Page) on
    Tue, Jan 20, 04 at 9:27

Olá

Venho apoiar a ideia do Miguel de criar um espaço dedicado à jardinagem em Portugal ou em português.
A minha questão é: Como posso tornar mais acolhedora uma varanda ventosa utilizando apenas plantas?
Fico a aguardar as vossas respostas.

IsabelM

o

• Posted by miguel z10 Lisbon (My Page) on
    Tue, Jan 20, 04 at 19:50

Em primeiro lugar penso que não querendo utilizar aquelas ripinhas que servem para tapar os olhares indiscretos ou o vento (e que depois podem ser cobertas com plantas trepadeiras ), deve utilizar arbustos altos e resistentes que possam servir de corta-vento para plantas mais frágeis. Parecem-me bem os hibiscos,as buganvílias, as adelfas (estas muitas vezes estão na faixa do meio das nossas auto-estradas),ou se a varanda for espaçosa, plante um loureiro, um limoeiro,uma laranjeira ou outras árvores que goste.As árvores precisam de vasos maiores que os arbustos.Se utilizar árvores pode misturá-las com arbustos e plantas menores mas resistentes. Não deve esquecer que se a varanda recebe muito sol, nos nossos Verões ,tem de regar todos os dias, nesta estação.
Até breve
Miguel

o

Acho uma optima ideia discutir assuntos de jardinagem em Portugal. Quanto a pergunta da Isabel, que tamanho tem a varanda e qual a sua orientacao?

o

• Posted by IsabelM Europe Portugal (My Page) on
    Sun, Sep 12, 04 at 5:28

A tal varanda ventosa de que falei em Janeiro tem cerca de 40m2 e duas frentes, uma voltada a Sul e outra a Poente. As jardineiras que coloquei no gradeamento dão colorido mas, claro, não protegem do vento nem contribuem para aumentar a privacidade. Já tentei entrelaçar buganvílias e roseiras nas grades mas sem resultado. Apesar de não ter muito espaço para arbustos grandes estou a pensar em seguir a ideia do Miguel e comprar uma Adelfa. Todas as sugestões serão obviamente bem-vindas.
IsabelM

o

Eu sugiro especies que tenham uma certa resistencia a seca, porque as varandas sao normalmente muito expostas ao vento e a temperaturas durante o dia. Alfazema (Lavandula spp.) Alecrim (Rosmarinus officinalis) e algumas coniferas de crescimento lento como especies de Junipero, que se adaptam bem a viver em potes e sao plantas de baixa manutencao. Se os potes forem suficientemente grandes, pode misturar bolbos para florir o ano inteiro como Narcisos e Tulipas na primavera, Agapanthus e Iris no verao, Nerines, Colchicum spp e Crocus no outono. Tambem pode usar herbaceas como Bacopa, Lotus berthelotii e Nemesia.

o

• Posted by miguel z10 Lisbon (My Page) on
    Tue, Sep 14, 04 at 13:22

Concordo inteiramente com o João.Na região de Lisboa não convém ter muitas esperanças com túlipas, mas os narcisos, os agapantos, a belladonna,a clíviaas frésias,as campainhas azuis,os muscaris,as sparáxis, são muito resistentes.

o

• Posted by bahia SF Bay Area (My Page) on
    Sun, Oct 24, 04 at 17:46

Desculpe meu portuguese errado, mas sao muitas plantas possiveis para aguentar o vento e reduzir o velocidade. De modo geral, eu iria sugerir usar tambem as plantas que resistem o seco, como plantas com folhas mais pequenos ou duros. Plantas uteis de tipo trepadeiras vao incluir Hardenbergia violaceae, Trachelospermum jasminoides, Tecomaria capensis, Macfadyena unguis-cati, e Pelargonium peltatum. Se tiver o espaco para palmeiras, os de Trachycarpus, Chamaerops, Butia and Brahea sao buenas em vento e seco. Mismo que os especies de Bamboo nao sao considerados resistentes ao seco, alguns como Phyllostachys aurea possem ficar alto e reduzir o vento, sem tomar muito espaco. Talvez plantar arbustos como Nerium oleander ou Arbutus unedo tambem vai te dar protecao contra o vento e privacidade.

Mismo que voce disse que so quer usar plantas, construir um muro de vidro ou plastico as vezes ajuda bastante. Talvez combinar com succulentas que ficam grande, como Cereus peruvianus, Aloe arborescens, ou Aloe thraskii ou A. marlothii tambem. Eu acho usando plantas subtropicais como Strelitzea reginae, S. nicholai ou S. juncea sao buenas para um balcon, ou os Cussonias como C. paniculatum. Se sao disponevies em seu lugar, os Restios como Chondropetalum tectorum ou Elegia capensis sao lindos em vasos, e ficam com bastante altura para reduzir o vento com idade. Alguns plantas muito usado aqui em o norte de California vao incluir os Acacias, Myoporum laetum, Coprosma, Escallonia, Myrica californica, Callistemon, Grevillea, Hakea, Ceanothus, Metrosideros e Eucalyptus como E. ficifolia.

o
Site sobre Jardinagem

Oi pessoal,

Visitei o http://www.jardineiro.net e achei super legal. O site é novo mas já tem muitas informações.

Apresenta fichas de plantas organizadas por nome científico e nome popular Dicas de Jardinagem e paisagismo
Guia de serviços (jardineiros, paisagistas, garden centers, floriculturas e produtos para jardins)
Agenda de Eventos e cursos
Fórum
Dicas de livros de jardinagem
e muitas outra coisas
(este é um ótimo site para mostrar na revista)

Dê uma espiada e me conte o que vc achou.

Um abraço

Here is a link that might be useful: Jardineiro.net

o

Abri recentemente um novo fórum sobre jardinagem.
Convido-os a participar em http://forumjardinagem.com :)

Here is a link that might be useful: Fórum Jardinagem

o Post a Follow-Up

Please Note: Only registered members are able to post messages to this forum.

If you are a member, please log in.

If you aren't yet a member, join now!

Return to the Mediterranean Gardening Forum

iVillage GardenWeb: The Internet's Garden & Home Community  
  iVillage Home & Garden Network