Return to the Mediterranean Gardening Forum
| Post a Follow-Up
Jardins Mediterrânicos
| | |
Posted by miguel Portugal (My Page) on Mon, Jan 12, 04 at 18:13
Olá a todos que escrevem e que percebem portugues.
Já que não existe um fórum "Jardinagem em Portugal", podemos aproveitar este espaço para o nosso intercâmbio de ideias,dúvidas,questões e respostas, em português.
Gostaria de saber se há alguem que tenha ou conheça rosas antigas em jardins portugueses.
Até breve.
|
Follow-Up Postings:
RE: Jardins Mediterrânicos
| | |
| | |
| coucou miguel, je fais un jardin de roses anciennes près de marseille. Le climat ressemble à celui de lisbonne. Les roses qui poussent chez moi doivent aussi aller chez toi. Les rosiers banksias, par exemple, sont des rosiers adaptés au climat chaud. Ce sont des rosiers superbes qui finissent par faire des troncs comme des arbres. amitiés danielle |
| | |
- Posted by miguel z10 Lisbon (My Page) on
Tue, May 25, 04 at 20:31
dani tu peux me envoyer des photos de tes rosiers? Ou me parler un peus plus des éspeces chez toi? merci Miguel |
| | |
je n'ai pas d'appareil photos numériques ou de scanner mais si tu cherches dans google tu devrais pouvoir voir des rosiers de Banks ou rosa banksia. Ce sont des rosiers anciens venus de chine qui sont très adaptés à nos climats chauds. Chez pépinière Filippi à Meze dans l'Hérault en france il y a des rosiers pour jardins secs, ils ont un site je te le chercherai si tu ne le trouves pas. Dans mon jardin j'ai des rosiers botaniques, comme rosa glauca, rosa moyesii, rosa centifolia, rosa leavigata, rosa odorata, rosa willmotiae, rosa chinensis mutabilis, rosa gigantea, rosa banksia lutea, rosa banksia alba plena... et des rosiers anciens comme Salet, albéric barbier, blush noisette, cécile brunner, constance spray, cuisse de nymphe émue, félicité et perpétue, ghislaine de féligonde, madame Alfred carrière, Madame Oger, Mozart, New dawn, et... et même quelques anglais qui n'ont surement pas le bon porte greffe mais que je vais essayer d'affranchir en les enterrant un peu. amitiés danielle |
| | |
Ola Miguel A unica variedade de Rosa que conheco com nome dado em portugues e Rosa 'Santa Teresinha' que e uma variedade antiga de 'hybrid tea', flores pequenas, cor rosa-salmao e branco, com um aroma doce, folhagem verde escura e habito de trepadeira. Outras que se encontram muito sao Rosa banksiae 'Lutea', cor amarela, tb trepadeiras mas sem aroma, mas de certeza que existem muitas outras mais variedades. |
| | |
- Posted by Eduarda Z10 - Portugal (My Page) on
Sat, Oct 16, 04 at 18:18
| Miguel Não sei se entendi bem a pergunta. Refere-se a variedades de rosas antigas que sejam cultivadas em Portugal ou a roseiras antigas criadas em Portugal ou com nomes portugueses? Se é o primeiro caso, eu cultivo rosas antigas no meu jardim. Foram todas importadas de Inglaterra, de raíz nua (David Austin e Peter Beales), pois não as encontrei no comércio em Portugal. Entre as que cultivo estão: - R. gallica - officinalis (a Rosa dos Boticários e também, segundo consta, a rosa vermelha de Lencastre) e versicolor (Rosa Mundi) - Ispahan - r. de damasco - William Lobb - r. "moss" - Old Blush e Mutabilis - r. da China - Lady Hillingdon Climbing, Monsieur Tillier, Baronne Henriette de Snoy, Francis Dubreuil - rosas chá antigas (NÃO são híbridos de rosa chá) - Ballerina e Cornelia - "hybrid musks" - Rosa de Rescht - Portland - Zèphirine Drouhin e Kathleen Harrop - Bourbons - R. rugosa Também cultivo algumas roseiras inglesas de David Austin, que, sem serem antigas, tentam reproduzir o tipo de floração das roseiras antigas: - Jude, The Obscure - Charles Rennie Macintosh - William Shakespeare 2000 - Heritage - Mary Rose Bem como duas poliantas - The Fairy e Phyllis Bide E uma roseira de Kordes - Maigold Quanto às rosas Portuguesas antigas, é melhor nem falar disso - estão completamente esquecidas! Possuo apenas uma, a Bela Portuguesa (também conhecida como Belle Portugaise) que, mais uma vez, tive que importar de Inglaterra pois não a consegui encontrar no comércio em Portugal. Desloquei-me inclusivé ao Jardim Botânico de Lisboa, onde ela foi criada no início do Século XX por Henri Cayeux, mas nem lá ela existe, nem há praticamente informação na biblioteca... No entanto, esta roseira é ainda cultivada com alguma frequência na Califórnia, quem sabe se por influência de alguma comunidade de emigrantes nossos... Em Portugal, que eu saiba, só existe em quintas antigas, particulares e mesmo assim creio que não serão muitas. Do mesmo hibridizador, que foi jardineiro chefe do Jardim Botânico no início do século, constam ainda os nomes de roseiras como Lusitânia, Palmira Feijão e Estrela de Portugal, sobre as quais não sei mais nada. Quanto às rosas de Santa Teresinha, referidas na resposta anterior, o panorama é semelhante - nunca as consegui encontrar à venda. Já tentei reproduzir por estaca a partir de arbustos antigos que algumas pessoas ainda têm, mas não tive sucesso. Gostaria de obter mais informação sobre esta roseira, nomeadamente como sabe que é um híbrido de rosa chá antigo? E sabem se há algum sítio em Portugal onde ela possa ser comprada? Eduarda |
| | |
- Posted by miguel z10 Lisbon (My Page) on
Mon, Oct 18, 04 at 19:16
A minha pergunta referia-se a variedades de rosas portuguesas que hoje em dia só são possíveis de encontar em jardins de casas antigas. Fiz uma busca na internet sobre rosas portuguesas e cheguei à conclusão que existia uma variedade chamada bela portuguesa (cor de rosa de flores gigantes) própria para pérgolas. Não encontrei sítio nenhum em Portugal que as vendesse.O que explica o abandono e incúria em que a jardinagem chegou no nosso país.Soube que existiram outras rosas (penso que híbridas da Bela Portuguesa) que entretanto ninguém sabe como eram e se ainda existem. daí o meu interesse em saber se alguem sabe do paradeiro dessas rosas portuguesas.Os nomes que consegui apurar foram as rosas Lusitânia e Estrela de Portugal.Para se conseguir recuperar e trocar espécies caso ainda existam.Isto sem qualquer interesse comercial. Até breve. |
|
|
|
|