Shop Products
Houzz Logo Print
miguel_gw

rosas portuguesas

miguel
19 years ago

Gostava de saber se alguém tem conhecimento de rosas com nomes portugueses que se encontrem em jardins ou casas antigos em Portugal.

Fiz uma busca na internet sobre rosas portuguesas e cheguei à conclusão que existia uma variedade chamada bela portuguesa (cor de rosa de flores gigantes) própria para pérgolas. Não encontrei sítio nenhum em Portugal que as vendesse.O que explica o abandono e incúria em que a jardinagem chegou no nosso país.Soube que existiram outras rosas (penso que híbridas da Bela Portuguesa) que entretanto ninguém sabe como eram e se ainda existem. daí o meu interesse em saber se alguem sabe do paradeiro dessas rosas portuguesas.Os nomes que consegui apurar foi Lusitânia e Estrela de Portugal.

Se alguem tiver conhecimento destas ou outras variedades por favor contacte através dese fórum, para que estas veriedades sejam acrinhadas ,trocads e preservads. Afinal é um património de todos nós.

Até breve

Miguel

Comments (17)

  • miguel
    Original Author
    19 years ago

    Eduarda
    Tal como eu está interessada em saber se existem variedades dessas rosas para que possam ser preservadas.Mantemo-nos em contacto através deste fórum.
    Relativamente as rosas que comprou de raiz nua, elas pegaram todas?
    Vou tentar fazer umas compras de rosas através da venda por catálogo electrónico.

  • Eduarda
    19 years ago

    Miguel

    Nunca tive problemas em pegar roseiras de raíz nua. Já encomendei tanto à empresa de David Austin como à de Peter Beales na Inglaterra e a qualidade das roseiras fornecidas foi excelente.

    Sites respectivos:

    www.davidaustinroses.com - David Austin
    www.classicroses.co.uk - Peter Beales

    Em ambos os sites pode encomendar os catálogos em papel, ou visualizá-los online. As encomendas podem ser feitas de várias formas, desde telefone, fax, correio electrónico, etc. e pode pagar com cartão de crédito. Sempre fiquei satisfeita com os serviços prestados por ambas as empresas.

    No nosso clima, a melhor altura para plantação de raíz nua é por volta de Dezembro. Se encomendar em qualquer desses sites eles próprios se encarregam de as enviar por volta de Dezembro, mesmo se não disser nada. Não aconselho tanto a encomenda para plantação na Primavera, pois com o nosso clima quente as hipóteses de sucesso são mais limitadas, na minha opinião. Plantando em Dezembro as plantas beneficiam das chuvas de Inverno e chegam à Primavera com as raízes mais estabelecidas.

    Gostaria que mais pessoas vissem esta nota e respondessem, de preferência com informação sobre as roseiras desaparecidas, pois pelas entidades oficiais e pelos viveiristas não vamos lá...

    Eduarda

  • miguel
    Original Author
    19 years ago

    Página onde descobri algumas informações sobre as roseiras portuguesas.
    http://www.bulbnrose.com/Roses/breeding/gigantea.htm

  • joaohilario
    19 years ago

    Concordo plenamente com o Miguel, terao de ser as pessoas que realmente amam jardinagem que terao de preservar este patrimonio para geracoes futuras disfrutarem. Nao so com rosas, mas tambem com plantas endemicas do nosso pais que estao em cultivo em muitos jardins pelo mundo fora e raramente ou nunca sao usadas em Portugal.

    Ha uma referencia com foto num site norte-americano a R. 'Etoile de Portugal', como estando plantada no Huntington Rose Garden. Talvez enviando um email ao responsavel do jardim perguntando como se pode obter uma planta? O que esta la escrito e isto:

    'Etoile de Portugal'

    An old Climbing rose introduced by Cayeux in 1898. Double flowers rose-red; very vigorous. Photographed at the Huntington Rose Garden near Los Angeles, California, USA.

    colour: Bright Red, Strong Pink
    height: Climber over 12 feet(3.6 m)
    scent: Slight or No Scent
    introduction: 1876 - 1900
    usda zone: Zone 6 (-16ºC/3.2ºF to -22ºC/-7.6ºF)
    flowers: Fully Double
    repeat: Once Flowering

    Quanto a pergunta da Eduarda no outro post, nao tenho a certeza que R. 'Santa Terezinha' seja uma hybrid tea antiga, mas a descricao que fazem nos livros e muito semelhante. Provavelmente sera uma tea rose antiga?
    Obti um exemplar em 2002 num centro de jardinagem em Sintra, e na altura tinham alguns exemplares para venda.
    O nome do cetro de jardinagem e Quinta da Eira, na estrada do autodromo que liga Sintra a Cascais.

  • Eduarda
    19 years ago

    joaohilario, obrigada pela indicação da Quinta da Eira.

    Eduarda

  • mariana_couto
    18 years ago

    Boa tarde a todos! :>

    Sou estudante de Arquitectura da Universidade da Beira Interior (Covilhã) e estou a desenvolver um projecto de reabilitação/dinamização de uma praça (Praça de Santa Maria) caracterizada pela fachada da Igreja de Santa Maria, inteiramente coberta de azulejos portugueses. Gostaria de incluir no projecto um canteiro de rosas brancas, trepadeiras e de origem portuguesa, de aroma suave mas envolvente, de preferência com 5 pétalas e que necessite da menor quantidade de água possível, por razões ambientais. Será que me poderiam ajudar nesta escolha? Trata-se de um local relativamente sombrio da nossa zona histórica medieval e sujeito a geadas e a grandes amplitudes térmicas (muito frio no inverno, chegando a atingir os 40ºC no Verão).

    Muito obrigado!!

  • Eduarda
    17 years ago

    Mariana, que bom ver uma jovem arquitecta portuguesa interessada nestas coisas! Quando começo a desesperar de ver alguém mais a interessar-se, eis que aparecem pessoas como você! :-)

    Não sei se conseguirá encontrar alguma roseira com todas as características que indica e, se conseguir, o mais provável é que não exista no comércio cá... Se em vez de branca quiser experimentar uma roseira em cor-de-rosa, a Bela Portuguesa (a.k.a. Belle Portugaise) é uma roseira lindíssima e foi hibridizada no início do século XX pelo então jardineiro-chefe do Jardim Botânico de Lisboa, Henri Cayeux. Creio que não existe à venda em Portugal, mas pode encomendá-la facilmente em Inglaterra, em qualquer dos websites que indiquei acima.

    Se quiser mesmo branca e trepadeira, existem algumas roseiras chá antigas, como a Devoniensis ou a Sombreuil, ou a Noisette Madame Alfred Carriére, que se adequam bem a uma zona histórica antiga - mas não são portuguesas, nem com 5 pétalas. Outra hipótese, muito vigorosa, é a Lady Banks, que se consegue encontrar em centros de jardinagem em Portugal, mas que não é adequada a todas as circunstâncias devido ao facto de ser muito grande (não conheço o espaço que tem disponível).

    Se quiser obter boas sugestões de roseiras nas condições que descreve (excepto o facto de serem portuguesas) poderá colocar a sua questão no fórum de Antique Roses aqui no gardenweb, onde certamente será inundada com lindas sugestões. Nos websites acima indicados também pode fazer uma pesquisa por cor e a base de dados www.helpmefind.com/roses tem muita e muita informação, com fotos, de todo o tipo de roseiras, incluindo as que indiquei, se quiser ver qual o aspecto que têm.

    Boa sorte na sua pesquisa!
    Eduarda

  • sereno
    17 years ago

    A Rosa Bela Portuguesa é relativamente fácil de comprar nalguns viveiros do norte de Portugal, designadamente nos Viveiros Villar d'Allen, do Porto (www.villardallen.com).
    Quanto à Roseira de Santa Teresinha não é portuguesa. Na verdade é apenas o nome que foi dado localmente à Cecile Brunner.
    Outras variedades, desconheço.

  • miguel
    Original Author
    17 years ago

    Tenho um artigo que consegui na net sobre as antigas rosas portuguesas.Está no meu blog

    http://maosverdes.blogspot.com/

  • gomm
    17 years ago

    Miguel, não consigo encontrar o seu artigo sobre as Rosas Portuguesas no seu blogg. Só encontro uma referencia ao artigo de H.Cayeux que já tinha comentado o nosso amigo Joaohilario em Outubro de 2004.

    Cumprimentos

  • organic_paula
    17 years ago

    Olá a todos,

    Gostaria de saber onde posso comprar rosas de Santa Teresinha em vaso ou para plantar.

    Se possivel, gostaria que me fosse indicado um local proximo de Lisbia.

    Obrigada,
    Paula

  • miguel
    Original Author
    16 years ago

    Sereno obrigado pela informação.Já pedi a uns amigos do Porto para me trazerem uma roseira Bela Portuguesa dos Viveiros Villar d'Allen no Porto.Já a tenho comigo estou contente...

  • teresaluisa
    16 years ago

    A quem interessar a roseira Bela Portuguesa,
    Ha um viveiro em Portugal com mais de oitenta anos, pouco conhecido e que tem varias variedades de roseiras Portuguesas nomeadamente a belíssima Bela Portuguesa. Chama-se viveiro Castromil TMN 919714088 e envia com toda a segurança para qualquer parte do mundo os seus produtos.
    Tenho várias destas roseiras no Algarve todas vindas deste viveirista e estão todas de boa saúde.
    Boa sorte a quem tentar.
    Teresa

  • In�s
    13 years ago

    Ol� a todos,
    O meu nome � In�s e queria perguntar para al�m da bela portuguesa, que outras roseiras de origem portuguesa me aconselham a ter no jardim?
    Tenho 18 anos e sou uma amante de plantas, desejo plantar esp�cies nativas no meu jardim, se poss�vel gostaria tamb�m de saber onde posso adquiri-las.
    Obrigada

  • Silvia Norte
    12 years ago

    Agradeco as informacoes sobre onde encontrar a roseira bela portuguesa. Ja vi os dois sites ingleses.
    Ja tentei entrar no Horto Villararden mas nao o encontrei.
    Vou fazer nova tentativa e por ultimo, vou ao viveiro Castromil.
    Alem de gostar de ver as plantas a crescer, gosto registar em fotografias.
    obrigada

  • miguel
    Original Author
    12 years ago
0
Sponsored
Kuhns Contracting, Inc.
Average rating: 5 out of 5 stars26 Reviews
Central Ohio's Trusted Home Remodeler Specializing in Kitchens & Baths